Na manhã desta quarta-feira (26), Policiais da DIG/DEIC, Delegacia de Investigações Gerais e Departamento Estadual de Investigações Criminais, prenderam cinco pessoas suspeitas de aplicar o golpe do falso advogado na região. As investigações começaram após uma vítima de Campinas procurar a delegacia depois de perder R$ 50 mil para os golpistas. Os suspeitos foram presos em Ribeirão Preto.
Segundo informações, A Polícia Civil de São Paulo, por meio da 1ª DIG – DEIC Campinas, deflagrou hoje a Operação “Spes Vana”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por movimentar valores obtidos de forma indevida por meio do golpe.
De acordo com a investigação, os criminosos exigiam dinheiro das vítimas sob o pretexto falso de pagamento de tributos relacionados a valores supostamente devidos após um “ganho de causa”. Para isso, utilizavam informações privilegiadas de processos reais, o que dava credibilidade à fraude.
Leia também:
- Mulher de 36 anos é resgatada após cair em cachoeira durante trilha em Araras
- Assaltantes roubam quatro motos de concessionáriae gerente grávida passa mal
- Operação apreende 38 balões e aplica R$ 490 mil em multas por soltura ilegal
Com a quebra de sigilo bancário, a polícia conseguiu identificar as contas usadas para movimentar o dinheiro ilegal, o que permitiu encontrar outras vítimas e mapear a atuação do grupo. A organização criminosa atuava em toda a região, e seus principais integrantes são de Ribeirão Preto.
Ao todo, foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão temporária. Até o momento, quatro investigados haviam sido presos, e as buscas pelos demais continuam.





