População em situação de rua recebe vacinas contra gripe e covid-19 em Campinas

Foto: Divulgação

Campinas iniciou nesta segunda-feira (5) uma mobilização para aplicar vacinas contra gripe e covid-19 em pessoas em situação de rua. A ação, coordenada pelo serviço Consultório na Rua, tem o objetivo de proteger esse grupo da população, mais exposto a riscos sanitários e com acesso limitado aos serviços de saúde.

A vacinação ocorre até o dia 16 de maio em diferentes regiões da cidade. O serviço é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. No primeiro dia da campanha, as equipes estiveram no Jardim Santos Dumont. Nesta terça-feira (6), a mobilização acontece no Largo do Pará, no Centro, das 8h às 12h.

Segundo Alcyone Januzzi, coordenadora do Consultório na Rua, a iniciativa busca evitar complicações graves, internações e mortes causadas por vírus respiratórios entre pessoas em maior vulnerabilidade socioeconômica. “A vacina também protege quem está ao redor, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com a saúde fragilizada”, afirmou. Além da imunização, a equipe orienta os atendidos sobre como acessar outros serviços da rede pública de saúde.

Cerca de 30 profissionais integram a força-tarefa, que passará ainda por bairros como Jardim Londres, São Vicente, Vila Brandina, Paranapanema, Vila Rica e Jardim Santa Eudóxia.

Paralelamente à ação itinerante, as vacinas continuam disponíveis nos centros de saúde de Campinas para os grupos prioritários. Não há necessidade de agendamento. As informações completas estão disponíveis no site oficial da campanha: https://vacina.campinas.sp.gov.br.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS