A Polícia Federal realiza operação para desarticular organização criminosa que desviava dinheiro da saúde. A investigação começou em 2022 após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba. Há suspeita de lavagem de dinheiro.
Entre os alvos, está o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga. Os agentes estiveram na prefeitura, na casa e no gabinete do prefeito. Rodrigo Manga está conhecido nacionalmente por fazer vídeos que viralizam nas redes sociais.
Mais de 100 policiais federais cumprem 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo. Além de um mandado de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Nós procuramos a equipe do prefeito que afirmou que está colaborando com as autoridades e destacou que a operação acontece em um momento de grande projeção da cidade e do nome do prefeito Rodrigo Manga no cenário nacional, inclusive pontuando com destaque em pesquisas para governador do estado de São Paulo e presidente do Brasil.