A prefeitura de Campinas anunciou na tarde desta quarta-feira, 22, medidas para enfrentar a lotação dos hospitais que tem atendimento pelo SUS. O município está em fase final de negociação para a compra de 14 leitos na rede privada e busca auxílio do governo estadual, com a criação de mais leitos, com urgência.
Sobre a contratação de leitos particulares, a Secretaria de Saúde informou que a documentação será encaminhada à Secretaria de Justiça para que seja viabilizado.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, também enviou um documento à Secretaria de Estado de Saúde para pedir urgência na abertura de vagas de baixa e média complexidades em cidades da região. Agora agurda a confirmação de uma reunião com o secretário de Estado Eleuses Paiva para tratar sobre o tema.
“No documento, o prefeito destaca a urgência da abertura destas vagas na região, uma vez que, historicamente, entre 20 e 25% dos pacientes atendidos pelo SUS Municipal vêm da região. Esses atendimentos chegam a 35% nas unidades conveniadas que possuem leitos neonatais.”
A Secretaria de Saúde também comunicou que desde março vem tomando várias medidas em razão da sazonalidade de doenças respiratórias que, neste ano, coincidiu com o pico epidêmico de dengue. “A demanda nos serviços de urgência e emergência municipais aumentou em até 50% em alguns períodos.”
A nota da prefeitura também revela que “o assunto já foi discutido com o Estado em outras ocasiões. Na mesma reunião, o prefeito pretende discutir as questões, também já abordadas em encontros anteriores, do aumento de vagas para hemodiálise e de leitos de UTI neonatal.”