Agentes da prefeitura de Campinas realizara o primeiro mutirão contra a dengue, neste sábado, 06. Equipes de servidores da Secretaria Municipal de Saúde da metrópole foram até os bairros Jardim Santo Antônio e DICs III, IV e V.
O mutirão visitou as residências para inspecionar se há algum foco de água parada. As autoridades sanitárias removeram objetos de risco e aplicaram o larvicida quando necessário, além de orientarem os moradores sobre os riscos e como manter a residência livre do mosquito Aedes Aegypti.
Também participaram da ação quatro caminhões “cata treco” da Secretaria de Serviços Públicos, para recolher materiais de descarte irregular que podem ser possíveis focos de criação.
- THMais Campinas lança canal no WhatsApp; veja como acessar
- Dupla é presa suspeita de adulterar combustível na região
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, esteve presente e comentou sobre a importância da cooperação da população na luta contra a dengue. “Infelizmente, 80% dos criadouros do mosquito da dengue ocorrem dentro dos domicílios, por isso a prefeitura tem feito um esfoço muito grande, mas nós precisamos também da colaboração da população”, comentou.
O planejamento da Secretaria de Saúde é de que os mutirões sejam feitos a cada 15 dias na cidade. “As áreas serão definidas de acordo com o contexto epidemiológico, então nós ainda não sabemos onde vai ser, mas vai acontecer”, comentou Daiane Morato, coordenadora da vigilância epidemiológica.