O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, foi homenageado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região na manhã desta segunda-feira, 17/2. Em solenidade especial no Plenário Coqueijo Costa, o ministro foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grande Colar, a mais alta distinção concedida pelo TRT-15.
A visita ao regional trabalhista com sede em Campinas integra o programa “Diálogos da Magistratura”, iniciativa pioneira conduzida pelo ministro Barroso que promove o diálogo direto entre o chefe do Poder Judiciário e os magistrados de todo o país. Para o TRT-15, a visita representa um marco histórico, sendo a primeira vez em quase quatro décadas de existência que o tribunal recebe a autoridade máxima do Poder Judiciário em suas dependências.
A Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do TRT-15, criada em 1992, busca reconhecer os relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho e à sociedade. A distinção é concedida a personalidades que, com seus méritos e relevantes serviços, elevaram os padrões da Justiça do Trabalho, enriqueceram a cultura jurídica e contribuíram para o bem-estar da sociedade. A homenagem ao Ministro Barroso, entregue pela presidente do TRT-15, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann e pelo desembargador aposentado Fabio Allegretti Cooper, reflete o reconhecimento público de sua inestimável contribuição para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito no Brasil.