O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se em boa recuperação após o procedimento de embolização da artéria meníngea média, realizado na manhã desta quinta-feira (12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A cirurgia, conduzida pela equipe médica do hospital, foi considerada um sucesso, segundo o médico Roberto Kalil Filho.
O procedimento teve início às 7h10 e foi finalizado sem complicações. De acordo com Kalil, o presidente está acordado e já conversou com a equipe médica. “Conseguimos embolizar a artéria, o procedimento foi um sucesso”, declarou Kalil, ressaltando que Lula permanece sob monitoramento.
A intervenção foi necessária para reduzir o risco de novos sangramentos na região meníngea, após o presidente sofrer um acidente doméstico em 19 de outubro. Na ocasião, Lula bateu a cabeça ao cair no banheiro da residência oficial, o que resultou em um hematoma intracraniano.
Desde o acidente, Lula vinha sendo monitorado e submetido a exames de imagem regulares, sem necessidade de intervenções. No entanto, na noite da última segunda-feira, o presidente sentiu dores de cabeça intensas e, após avaliação no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, foi transferido para a unidade em São Paulo.
Na madrugada de terça-feira (10), ele passou por uma trepanação para drenar o hematoma intracraniano, procedimento que foi complementado hoje pela embolização.



