O Procon Campinas dá dicas e orienta os consumidores para antecipar compras de Natal com desconto e aproveitar a Black Friday. Segundo o órgão, é importante verificar se o produto desejado realmente está entre os itens da promoção.
Vale ainda, conferir se a loja em que está interessado em fazer a compra possui endereço físico para eventuais problemas e se possui muitas reclamações de consumidores. Se o vendedor estiver irregular, é melhor já tirar da lista. É possível consultar alguns dados da empresa na Junta Comercial ou site da Receita Federal.
Site com pagamento protegido
Outra dica é conferir se o site usa sistema de pagamento protegido. Mesmo que o site seja seguro, as senhas também devem ser. Use números, letras e símbolos. É importante não repetir a mesma senha em outros sites ou usar algo muito fácil como aniversários, telefones, sobrenome ou outros dados que possam ser acessados se perder os documentos. Para evitar que os dados do cartão fiquem armazenados, é possível gerar um cartão virtual no aplicativo do banco para usar só em uma compra e apagar depois.
Para não comprometer o orçamento familiar, a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, lembra ainda que é importante refletir sobre a real necessidade do produto e se as condições estão boas para comprá-lo. “Mesmo que muitos estabelecimentos comerciais e sites divulguem promoções vantajosas, deve-se evitar as compras por impulso. Por isso, é bom listar antes o que quer comprar, conferir os preços usuais para ver se a oferta realmente compensa ou se a compra pode ser feita em outro momento”. Yara destaca que o consumidor precisar ficar esperto: “Para não cair em golpes, use o bom senso. Ofertas milagrosas podem ser fraude, desconfie”.
Muito cuidado no momento da compra
No momento da compra, há vários cuidados a tomar, como conferir as características do produto como validade, indicação de uso, composição, quantidade, preço e frete e checar a política de trocas. Troca é diferente de garantia. Os fornecedores não são obrigados a realizar uma troca porque o consumidor se arrependeu da cor escolhida, por exemplo. Mas se tiverem uma regra têm de cumpri-la. Já a garantia é o prazo concedido pela lei para reparo sem custo, é 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis.
No final da compra, os sites também enviam o resumo da compra pelo e-mail, mas por garantia, logo que terminar de fazer o pagamento, faça a captura da tela do celular ou do computador com a confirmação do pagamento e do resumo do pedido e salve.