Programa de Atenção à Saúde Psicossocial reduz em 12% tempo de afastamento dos servidores

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

Lançado há um ano, o Programa de Atenção à Saúde Psicossocial para servidores municipais já apresenta resultados positivos. Além da redução em 12% no período de afastamentos por questões psicoemocionais, 38 servidores que estavam afastados retornaram aos seus locais de trabalho. O tempo de afastamento passou de 53 para 47 dias.

Dos 170 servidores atendidos pelo programa, 102 estavam em Licença para Tratamento de Saúde (LTS), destes, 38 voltaram ao trabalho, sete foram aposentados por invalidez e cinco estão em outras situações (aposentados, falecidos, exonerados etc).

Entre os atendidos, também há os que foram encaminhados para outros programas como o Elos e o Cuidando do Cuidador. Há ainda os que passaram pelo processo de readaptação e reinserção para que o retorno ao trabalho considerasse as potencialidades e as dificuldades de cada profissional.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado que o projeto-piloto nos trouxe. Identificamos os problemas e nossas equipes atuaram de forma árdua para que os servidores se recuperassem e pudessem retomar suas atividades. Todos ganham com isso, principalmente o profissional que quer continuar atuando”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.

Ainda segundo a secretária, a parceria com outros programas e com instituições privadas, como a Anhanguera Educacional, campus Taquaral, que contribuiu com o acompanhamento dos servidores atendidos pelo programa, é essencial. “Acredito que temos conseguido atingir nosso objetivo que é implantar ações permanentes e interconectadas. Vamos continuar buscando parcerias para aprimorar cada dia mais o programa”, explicou.

O projeto-piloto, inicialmente voltado para servidores da Saúde, atendeu, também, a profissionais de outras áreas, como Educação, Segurança, Finanças, Assistência e Gestão de Pessoas.

Perfil

A maioria dos servidores atendidos pelo Programa são mulheres; com relação à faixa etária, a maior concentração está nas pessoas com idade entre 45 e 54 anos.

Como buscar ajuda ou ajudar

Os servidores afastados por transtornos psicossociais podem entrar em contato com o DPSS pelo telefone 2515-7179.

No ambiente de trabalho, observar se alguém está passando por problemas também é importante. Se você for um colega de equipe, a orientação é informar o gestor, que terá dois caminhos para solicitar apoio a este profissional: enviar um SEI ou e-mail para o DPSS ([email protected]).

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