Dez suspeitos foram presos em flagrante em Sumaré (SP), nessa quarta-feira, 05, furtando mais de 500 quilos de fios de cobre. A quadrilha se passava por uma empresa de telefonia e utilizava caminhões para furtar cabos de fibra ótica embaixo da terra.
Segundo a Polícia, o grupo era comandado por um advogado que alugava os caminhões e pedia apoio da prefeitura para realizar supostas manutenções. Os dez homens usavam os veículos para furtar os cabos, operando à noite e de madrugada.
Ainda de acordo com a Polícia, uma testemunha que desconfiou da atividade da quadrilha no centro de Sumaré, e alertou as forças de segurança. Os suspeitos disseram à polícia que foram contratados por uma empresa de telefonia para retirar os fios, para que fossem substituídos. Um representante da empresa foi chamado e disse que a operadora não estava realizando esse serviço na região.
Nove dos suspeitos detidos são do Rio de Janeiro (RJ) e um deles é de Brasília. O advogado acusado de comandar a quadrilha está sendo investigado.
Prejuízos na cidade
Por conta dessa ação, hospitais e residências de Sumaré ficaram sem serviço de telefonia. Os fios seriam levados para a cidade de Itaquaquecetuba (SP).
A polícia investiga outra se outro furto, na madrugada do dia 30/01 com o mesmo modo de operação, é responsabilidade da quadrilha. Um desses furtos aconteceu na rua da delegacia.