Duas ocorrências com aviões chamaram a atenção na região de Campinas. Em Rio Claro, uma aeronave de pequeno porte “pilonou”, ou seja, a hélice tocou no solo e o avião tombou, no aeroclube da cidade. Apenas o instrutor e um aluno estavam na aeronave.
Em Campinas, um avião da Azul precisou fazer um pouso de emergência minutos depois de decolar por conta de uma falha técnica. A ocorrência foi na manhã desta segunda-feira, 19.
Rio Claro:
O acidente em Rio Claro foi por volta das 12h de domingo, 18, com a aeronave P-56C, matrícula PP-HLS, de propriedade do Aeroclube.
Em uma nota divulgada nas redes sociais, o aeroclube afirmou que os tripulantes estavam com a documentação em ordem e dentro da validade. “Durante um voo de instrução a aeronave “pilonou” (tocou a hélice no solo e virou)”, disse o aeroclube.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foi acionado. Caberá ao CENIPA apontar as causas do incidente.
A equipe da Thathi Record pediu um posicionamento para Força Aérea Brasileira, que segue investigando o caso. Por meio de nota foi informado que:
“Na tarde do último domingo (18/02), foi finalizada a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-HLS, em Rio Claro (SP), pelos investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizados em São Paulo (SP), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)”.
Campinas:
Em Campinas, um avião da companhia Azul precisou fazer um pouso de emergência na manhã dessa segunda-feira, 19, por uma falha técnica.
Por meio de nota a companhia informou que o pouso ocorreu em segurança. “A Azul informa que, por questões técnicas, o voo AD4347 (Campinas-Porto Alegre) precisou retornar ao aeroporto de origem. O pouso aconteceu em segurança e os Clientes desembarcaram normalmente”, disse por meio de nota.
A companhia ainda reforçou que os clientes estavam recebendo toda assistência necessária e seriam reacomodados em outros voos. Ainda lamentou o ocorrido: “A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Azul”.
*Supervisão Marcela Gomes