Diante da explosão dos casos de dengue em todo o estado e do decreto de estado de emergência em Campinas os cuidados devem estar ainda mais presentes na rotina. Saber identificar o mosquito transmissor também é essencial para o combate eficaz da doença, já que ainda é comum confundir os pernilongos normais com o Aedes Aegypti.
Para diferenciar, basta ficar atento a algumas características básicas. A coloração é uma delas. Enquanto o pernilongo possui uma cor uniforme marrom e voa de forma mais lenta, o mosquito da dengue tem o corpo preto com listras brancas e boa de maneira mais veloz.
Há também a questão do horário em que costumam agir. O Aedes Aegypti costuma atacar principalmente das 09h às 13h. Já o pernilongo é mais ativo durante a noite, a partir das 18h.
Ambos os mosquitos depositam ovos em água parada, mas o mosquito da dengue opta pela água limpa e coloca os ovos em diferentes locais.
Lembrando que o Aedes Aegypti não é transmissor apenas da dengue, mas também é vetor da febre amarela, chikungunya e zika vírus.