RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sanasa conquista maior prêmio de saneamento ambiental do Brasil

Foto: Divulgação

A Sanasa foi reconhecida como a única empresa municipal de saneamento no Brasil a conquistar o troféu Quíron ESG Ouro Nível II na categoria AMEGSA (As Melhores Empresas em Gestão no Saneamento Ambiental). A premiação foi anunciada na cerimônia do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024, considerado o “Oscar do Saneamento”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

“É uma satisfação e uma honra para a Sanasa participar pela quarta vez consecutiva do PNQS e, dessa vez, conquistar o principal prêmio do saneamento. Quando olhamos para trás, vemos o quanto evoluímos e melhoramos. E melhorar em saneamento tem muita importância para todos, porque trabalhamos para as pessoas”, celebrou Manuelito Magalhães Júnior, presidente da Sanasa, ao receber o prêmio.

A conquista é resultado de um trabalho focado em excelência na gestão e inovação. O AMEGSA, principal categoria do PNQS, avalia a maturidade da gestão das organizações por meio de relatórios detalhados, seguidos por auditorias presenciais para validar os dados apresentados. Desde sua estreia no PNQS, em 2021, a Sanasa alcançou avanços significativos, culminando no nível II em 2024.

Esse progresso é atribuído ao comprometimento das lideranças e equipes da empresa. “Hoje, a Sanasa é, no cenário nacional, uma das melhores empresas em modelo de gestão, tanto que somos procurados por outras companhias de saneamento estaduais, municipais e privadas para compartilhar conhecimento”, destacou Alessandro Tetzner, gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa.

Além do troféu Quíron, a empresa também foi premiada na categoria eficiência operacional com o case “Pesquisa de vazamentos não visíveis para a redução de perdas”, liderado pela engenheira Sabrina Rodrigues Coelho. Este trabalho, que documenta ações realizadas entre 2021 e 2024, resultou em um índice de perdas de apenas 16,7% na distribuição de água, o menor entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. A média nacional é de 37,7%, consolidando a Sanasa como referência nacional na redução de perdas.

A premiação reforça a posição da Sanasa como líder no setor de saneamento, um marco de excelência que serve de inspiração para outras empresas no Brasil. O reconhecimento é reflexo de uma gestão inovadora e do compromisso com a sustentabilidade e a eficiência operacional.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS