Sanasa leva reservatório de 100 mil litros ao Pico das Cabras para reforçar combate a incêndios

Foto: Divulgação

A Sanasa realizou, nesta terça-feira (9), uma operação especial para transportar um reservatório com capacidade para armazenar 100 mil litros de água até o Pico das Cabras, em Campinas. A ação tem como objetivo fortalecer as estratégias de combate a incêndios florestais durante o período de estiagem, cada vez mais frequente e intenso na região.

A operação teve início por volta das 7h e envolveu diversas equipes da empresa, com o apoio da Emdec, da Defesa Civil e de uma empresa especializada em transporte de cargas especiais. A carreta partiu às 9h30 com o reservatório — feito em fibra de vidro, com 7,3 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e altura, e pesando 4,5 toneladas — e seguiu pela Rodovia Dom Pedro I, passando pelo trevo de Valinhos até chegar ao destino final, próximo ao Observatório Municipal Jean Nicolini, por volta das 15h.

O local de instalação foi escolhido por sua posição estratégica para abastecer os caminhões do Corpo de Bombeiros em ações emergenciais. O carregamento do reservatório contou com a utilização de um guindaste e de um caminhão Munck. Durante o transporte, foi necessária a remoção das conexões dos tubos de entrada e saída de água, além das bases de fixação, para garantir a segurança e viabilidade do trajeto.

“Fizemos as adaptações necessárias para reduzir as dimensões da carga e tornar o transporte mais seguro”, explicou Israel de Morais, coordenador de Manutenção Mecânica da Sanasa.

Segundo o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, a iniciativa responde a uma demanda da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. “No ano passado, já atuamos no combate aos incêndios na região. Agora, com esse reservatório exclusivo de água de reuso, ampliamos nossa contribuição para aumentar a resiliência de Campinas diante das mudanças climáticas”, afirmou.

Nesta quarta-feira (10), técnicos da Sanasa retornaram ao local para reinstalar as conexões retiradas para o transporte. A instalação definitiva ocorrerá assim que o Corpo de Bombeiros definir os detalhes técnicos para o posicionamento hidráulico. O abastecimento do reservatório será feito por caminhões-pipa, com água de reuso proveniente da Estação Produtora de Água de Reuso Capivari (EPAR).

Apoio já foi essencial em 2024

Em setembro de 2024, a Sanasa já havia integrado a força-tarefa que atuou no incêndio no Pico das Cabras. Na ocasião, foram doados 1.400 copos d’água às equipes em campo e disponibilizados 160 mil litros de água para o combate ao fogo. Parte desse volume foi fornecido por meio de hidrantes, caminhões com água de reuso e transporte a partir de um poço da Fazenda Bonfim.

Segundo a Defesa Civil, as queimadas atingiram cerca de 120 hectares na cidade, área equivalente a 120 campos de futebol. A nova estrutura deve agilizar o atendimento às ocorrências e ampliar a capacidade de resposta a emergências ambientais na região.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS