A gestão do Hospital Santa Casa Anna Cintra, em Amparo, identificou na última quinta-feira (2) uma possível irregularidade envolvendo um médico que cumpria plantões simultâneos: presencial no hospital de Amparo e a distância na maternidade de um hospital em Serra Negra.
A direção da Santa Casa percebeu a ausência do profissional durante o plantão e entrou em contato com o hospital de Serra Negra. A unidade confirmou que o médico estava registrado como plantonista remoto na maternidade naquele mesmo período.
Diante da constatação, a Santa Casa suspendeu o pagamento referente ao plantão e encaminhou o caso ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Ministério Público para a abertura de sindicâncias. Além disso, a Guarda Municipal de Amparo foi acionada para registrar a ausência do médico, medida também solicitada à Guarda Municipal de Serra Negra.
A prática investigada, além de ser considerada ilegal pelo CRM, pode configurar crime de falsa escala médica, já que o profissional estaria recebendo remuneração simultânea de ambas as instituições.
A direção da Santa Casa Anna Cintra registrou um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil, que deve investigar se houve outros casos de escalas médicas fraudulentas envolvendo o profissional.