Você sabia que o calendário vacinal não termina na infância? A Secretaria de Saúde de Campinas está orientando a população de 15 a 59 anos a verificar a situação da caderneta de vacinação e procurar os Centros de Saúde para atualizar as doses necessárias.
De acordo com a pasta, adultos que possuem registro completo das vacinas recebidas na infância devem manter apenas o reforço da vacina contra difteria e tétano (dT) a cada 10 anos e participar das campanhas anuais contra gripe e covid-19. No entanto, quem não tem registro vacinal, perdeu a documentação ou tem dúvidas sobre o histórico de imunização deve procurar atendimento para avaliação.
“Os adultos que não receberam alguma vacina na infância ou tenham dúvidas do seu histórico vacinal devem procurar os Centros de Saúde para orientações e atualização da caderneta de vacinação”, afirma Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização em Campinas.
Quais vacinas estão indicadas para pessoas de 15 a 59 anos?
- SCR (sarampo, caxumba e rubéola): duas doses até 29 anos; uma dose de 30 a 59 anos.
- Febre amarela: uma dose.
- Hepatite B: três doses.
- dT (difteria e tétano): três doses mais reforço a cada 10 anos.
- Gripe e covid-19: conforme campanhas e grupos prioritários.
A imunização é a principal estratégia de prevenção de doenças evitáveis. Mais informações sobre as vacinas indicadas para cada faixa etária podem ser consultadas no site da Prefeitura de Campinas.



