Setor de alimentação volta a crescer na RMC com saldo positivo de empregos

Setor de alimentação volta a crescer na RMC com saldo positivo de empregos

O setor de alimentação da Região Metropolitana de Campinas RMC encerrou fevereiro com saldo positivo de 847 novos empregos com carteira assinada, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho. No total, foram 3.873 admissões contra 3.026 demissões no mês.

A recuperação ocorre após um início de ano negativo em janeiro. Os dados mostram que 18 dos 20 municípios da RMC tiveram desempenho positivo. Campinas lidera o ranking com 416 novas vagas, seguida por Hortolândia 163, Itatiba 97, Holambra 57 e Indaiatuba 52. Apenas Cosmópolis registrou fechamento de postos.

No acumulado do primeiro bimestre de 2025, bares e restaurantes da RMC somam 626 empregos gerados, número significativamente superior ao mesmo período de 2024, quando foram apenas 19 vagas criadas.

Para André Mandetta, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) regional Campinas, os dados reforçam a força do setor. “Mostram que o setor de alimentação fora do lar é bastante resiliente, após um janeiro negativo”, afirma. “O mais interessante é o saldo acumulado: 626 novos empregos em dois meses, contra apenas 19 no ano passado”.

Mandetta também destaca que parte das vagas está relacionada à abertura de novos estabelecimentos e à ampliação das equipes. Apesar da recuperação, ele alerta para as incertezas com o fim do Programa Perse, previsto para abril, que pode afetar a retomada do setor.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS