RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sinfônica de Campinas retoma apresentações em fevereiro com concertos gratuitos

Espetáculos marcam a volta da Orquestra após o recesso e integram o cronograma de despedida do maestro Carlos Prazeres

Concertos marcam a despedida do maestro Carlos Prazeres, que pediu desligamento no ano passado (Firmino Piton)

A Orquestra Sinfônica de Campinas retoma as apresentações em fevereiro com dois concertos gratuitos que marcam o início das atividades de 2026 e a despedida do maestro Carlos Prazeres da regência titular. As apresentações acontecem nos dias 12 e 28 de fevereiro e representam uma oportunidade para o público acompanhar a Orquestra após o período de recesso.

Cronograma

O primeiro concerto será no dia 12 de fevereiro, às 20h, com o programa “Bach em Pessoa”, na Sala de Espetáculos Luís Otávio Burnier, teatro interno do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. O espetáculo propõe um diálogo entre a obra de Johann Sebastian Bach e textos de Fernando Pessoa, reunindo música e literatura. A soprano Marília Vargas participa como solista, com leitura de poesias pela atriz Bárbara Elioddoro. A regência é de Carlos Prazeres.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla. Os convites estarão disponíveis a partir do dia 9 de fevereiro, às 12h, com link a ser divulgado no Instagram @sinfonicadecampinas.

No dia 28 de fevereiro, às 18h30, a Orquestra se apresenta na Concha Acústica do Taquaral com o concerto “Belchior Sinfônico – 80 anos”. O espetáculo homenageia a obra do cantor e compositor cearense em arranjos sinfônicos e conta com a participação do cantor João Cavalcanti e do acordeonista Marcelo Caldi, sob regência de Carlos Prazeres. A apresentação é gratuita e ao ar livre.

Oportunidade

Os concertos de fevereiro marcam a retomada da agenda da Orquestra Sinfônica de Campinas após o recesso e reforçam o acesso do público a diferentes formatos de apresentações, em espaços culturais da cidade, com repertórios que transitam entre a música de concerto e a música popular brasileira.

Despedida

Carlos Prazeres anunciou seu desligamento da Orquestra Sinfônica de Campinas em dezembro de 2025, após assumir a regência titular em maio de 2022. A despedida em fevereiro celebra o trabalho desenvolvido ao longo de mais de três anos, período em que o maestro fortaleceu a relação da Orquestra com o público e ampliou o alcance da música sinfônica na cidade.

Nova regência

Com a saída de Carlos Prazeres, será iniciado o procedimento previsto em regimento interno para a definição do novo regente titular e diretor artístico da Sinfônica. A Associação dos Músicos da Orquestra fará uma escuta interna para levantamento de nomes que atendam ao perfil artístico desejado. A partir dessa escuta, será formada uma lista tríplice, que será encaminhada ao prefeito.

Cabe ao chefe do Executivo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a escolha do novo regente. Como os músicos estavam em recesso, o processo passa a ser conduzido a partir de fevereiro, com a retomada das atividades da Orquestra.

Para ocupar o cargo, o candidato deve atender aos requisitos previstos em lei: formação superior em Música, com habilitação em Composição, Regência Orquestral, Instrumento ou áreas correlatas, experiência mínima de três anos à frente de orquestras profissionais nos últimos dez anos e idade mínima de 28 anos.

Temporada 2026

Apesar da retomada das apresentações em fevereiro, a temporada oficial de concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas em 2026 terá início no dia 28 de março, com programa especial, que será divulgado posteriormente. A programação de fevereiro antecipa o reencontro da Orquestra com o público após o recesso e integra as atividades preparatórias para a nova temporada.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS