RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sistema da Sanasa garante água para população mesmo durante obras em Campinas

Investimentos em tecnologia permitem manobras operacionais que evitam desabastecimento em casos de rompimento de adutoras.

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".
Sistema da Sanasa garante água para população mesmo durante obras em Campinas
Sistema da Sanasa garante água para população mesmo durante obras em Campinas

Em abril deste ano, Campinas acompanhou o rompimento de uma adutora na Avenida John Boyd Dunlop, uma das mais movimentadas da cidade. A enxurrada tomou conta da via na altura do Jardim Garcia, provocou engarrafamentos, deixou semáforos desligados e assustou moradores da região. As equipes da Sanasa levaram três dias para concluir o conserto da tubulação.

Apesar da complexidade da obra, nenhum dos bairros atendidos pela adutora ficou sem água. O motivo está nos investimentos feitos pela empresa na chamada flexibilização do sistema de abastecimento. A tecnologia permite que, em situações emergenciais, os técnicos realizem manobras operacionais para redirecionar o fluxo da água por outras tubulações até os reservatórios e, de lá, para as casas da população.

Segundo a Sanasa, o controle das operações é feito no Centro de Controle Operacional (CCO), uma sala equipada com sistemas de monitoramento em tempo real, que funciona 24 horas por dia. Ali, cada reservatório, estação de tratamento e adutora pode ser acompanhado em detalhes, permitindo decisões rápidas sobre aumento ou redução da vazão, fechamento de registros e execução de reparos.

“O grande diferencial de Campinas é que temos um sistema interligado. Em outras cidades, o rompimento de uma adutora pode significar dias sem água para milhares de pessoas. Aqui, conseguimos contornar a situação com manobras que levam a água por outro caminho até chegar às torneiras”, explica Hermes Rodrigues de Oliveira, gerente de Produção e Operação de Água da Sanasa.

O modelo, já implantado em diversas regiões da cidade, deve ser ampliado para todo o município nos próximos anos. Para o coordenador de operação de redes, André Messias, trata-se de um avanço que garante segurança ao consumidor: “Quando a adutora da John Boyd Dunlop rompeu, conseguimos imediatamente traçar uma rota alternativa para o abastecimento. O sistema mostrou que funciona e que Campinas está à frente de muitas cidades brasileiras nesse aspecto”, afirmou.

A promessa da Sanasa é expandir a tecnologia e levar a mesma confiabilidade de abastecimento a todos os bairros.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS