A primeira Superlua de 2024 é visível na noite de segunda-feira, 19 de agosto. Esse fenômeno ocorre quando a Lua cheia está no ponto mais próximo de sua órbita em relação à Terra. Normalmente, essa distância é de cerca de 384 mil quilômetros, mas hoje a Lua estará a 362 mil quilômetros do nosso planeta.
Esse fenômeno se deve à órbita elíptica da Lua, que faz com que ela pareça maior e mais brilhante. Fernando Roig, astrônomo do Observatório Nacional, explicou: “A Lua pode parecer até 20% mais brilhante do que o normal. É um espetáculo interessante e pode ser visto de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.”
O termo “Superlua” foi criado por um astrólogo em 1979 para descrever uma Lua cheia que está a pelo menos 90% da distância mais próxima da Terra. Como essa definição não é científica, não há um consenso exato entre os especialistas sobre a distância que define uma Superlua.
O Observatório Nacional observou que, em 2016, a Superlua estava a 356 mil quilômetros da Terra, a menor distância desde 1948. A próxima vez que a Lua se aproximará tanto da Terra está prevista para 2034.
* Danley Gerônimo