Com o aumento expressivo nos casos de síndromes respiratórias entre crianças, a Rede Mário Gatti decidiu suspender as cirurgias eletivas no Hospital Mário Gattinho, em Campinas (SP), referência no atendimento pediátrico. A suspensão, iniciada nesta quinta-feira (24), não tem prazo para ser encerrada e busca abrir espaço físico para a ampliação da capacidade de atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo a direção da rede, seis novos leitos pediátricos começam a funcionar nesta sexta-feira (25) e estão sendo montados em áreas do centro cirúrgico da unidade, o que exigiu a suspensão temporária dos procedimentos agendados. A medida será reavaliada semanalmente. Em nota, a prefeitura informou que, apesar da alta procura, “todos os pacientes seguem assistidos”.
Diante do aumento da demanda, a direção do hospital também adotou outras providências emergenciais. Férias e licenças-prêmio de servidores diretamente envolvidos na assistência infantil foram suspensas para os meses de maio, junho e julho. Além disso, os plantões e estágios dos residentes de pediatria, fisioterapia e enfermagem foram reorganizados para reforçar o atendimento nas unidades pediátricas da rede.
As escalas médicas também foram ajustadas, especialmente nos setores mais impactados: Pronto-Socorro Infantil, UTI Pediátrica e Enfermaria Pediátrica. A prefeitura autorizou ainda a realização de horas extras por parte dos profissionais envolvidos diretamente no cuidado de crianças com problemas respiratórios.
Além dos novos leitos no Mário Gattinho, outras ampliações estão previstas. A partir de 1º de maio, mais quatro leitos voltados ao atendimento pediátrico devem ser abertos no Hospital da PUC-Campinas. Desde março, a cidade já havia ampliado sua capacidade com cinco leitos de UTI no Hospital Ouro Verde e mais quatro na Irmandade de Misericórdia — dois de terapia intensiva e dois de enfermaria.
De acordo com a administração municipal, as negociações para aquisição de novos leitos continuam em andamento para garantir o atendimento à crescente demanda.



