RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Surto de doenças respiratórias leva Mário Gattinho a suspender cirurgias eletivas por tempo indeterminado

Foto: Arquivo / PMC

Com o aumento expressivo nos casos de síndromes respiratórias entre crianças, a Rede Mário Gatti decidiu suspender as cirurgias eletivas no Hospital Mário Gattinho, em Campinas (SP), referência no atendimento pediátrico. A suspensão, iniciada nesta quinta-feira (24), não tem prazo para ser encerrada e busca abrir espaço físico para a ampliação da capacidade de atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a direção da rede, seis novos leitos pediátricos começam a funcionar nesta sexta-feira (25) e estão sendo montados em áreas do centro cirúrgico da unidade, o que exigiu a suspensão temporária dos procedimentos agendados. A medida será reavaliada semanalmente. Em nota, a prefeitura informou que, apesar da alta procura, “todos os pacientes seguem assistidos”.

Diante do aumento da demanda, a direção do hospital também adotou outras providências emergenciais. Férias e licenças-prêmio de servidores diretamente envolvidos na assistência infantil foram suspensas para os meses de maio, junho e julho. Além disso, os plantões e estágios dos residentes de pediatria, fisioterapia e enfermagem foram reorganizados para reforçar o atendimento nas unidades pediátricas da rede.

As escalas médicas também foram ajustadas, especialmente nos setores mais impactados: Pronto-Socorro Infantil, UTI Pediátrica e Enfermaria Pediátrica. A prefeitura autorizou ainda a realização de horas extras por parte dos profissionais envolvidos diretamente no cuidado de crianças com problemas respiratórios.

Além dos novos leitos no Mário Gattinho, outras ampliações estão previstas. A partir de 1º de maio, mais quatro leitos voltados ao atendimento pediátrico devem ser abertos no Hospital da PUC-Campinas. Desde março, a cidade já havia ampliado sua capacidade com cinco leitos de UTI no Hospital Ouro Verde e mais quatro na Irmandade de Misericórdia — dois de terapia intensiva e dois de enfermaria.

De acordo com a administração municipal, as negociações para aquisição de novos leitos continuam em andamento para garantir o atendimento à crescente demanda.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS