A Polícia Federal em Campinas cumpriu na manhã desta terça-feira, 5, um mandado de busca e apreensão expedido pela 9ª Vara Federal, em continuidade à Operação Escudo da Inocência. O objetivo é combater os crimes de armazenamento e compartilhamento de materiais relacionados ao abuso sexual infantojuvenil.
Segundo a PF, as investigações tiveram início no final de 2023, com a análise por policiais federais da própria Delegacia da Polícia Federal em Campinas que trabalham no combate ao abuso sexual infantil compartilhado pela internet, por meio de sistema implantado na Delegacia e que visa buscar os criminosos desta região.
Realizadas as buscas, foram apreendidos um celular, um HD e pen drives. O averiguado foi identificado e o material será encaminhado para a Perícia Criminal Federal em Campinas para aprofundamento da análise pericial.
Se condenado, o investigado pode responder pelos crimes de posse e compartilhamento de arquivos com conteúdo pornográfico infanto-juvenil, dos artigos 241-A e 241-B, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que somadas podem chegar a dez anos de prisão.
O homem já tem passagem por atentado violento ao pudor contra vítima menor de 14 anos e já foi preso no ano de 2006 por tal delito.