RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Teatro Castro Mendes ganha mural gigante que homenageia seu patrono

Obra de 84 m², aprovada em edital municipal, transforma a fachada do espaço cultural e dialoga com a história do local

O Teatro Castro Mendes, um dos principais espaços culturais de Campinas, acaba de ganhar uma nova cara. Um mural gigante, com 84 metros quadrados, foi inaugurado em sua fachada, na Rua Sales de Oliveira. A obra, intitulada “Efemérides: No dia de hoje Zeca Mendes foi lembrado”, foi viabilizada por um edital de arte urbana da prefeitura. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade. A inauguração, que aconteceu nesta semana, contou com a presença de representantes do poder público e de coletivos culturais locais. O artista responsável pelo graffiti explicou que a obra é uma homenagem a José de Castro Mendes, o patrono do teatro. A ideia foi resgatar a memória dele não só como nome do local, mas também através de suas crônicas e de sua faceta como artista plástico. O termo
Foto: Firmino Piton

O Teatro Castro Mendes, um dos principais espaços culturais de Campinas, acaba de ganhar uma nova cara. Um mural gigante, com 84 metros quadrados, foi inaugurado em sua fachada, na Rua Sales de Oliveira. A obra, intitulada “Efemérides: No dia de hoje Zeca Mendes foi lembrado”, foi viabilizada por um edital de arte urbana da prefeitura.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade. A inauguração, que aconteceu nesta semana, contou com a presença de representantes do poder público e de coletivos culturais locais.

O artista responsável pelo graffiti explicou que a obra é uma homenagem a José de Castro Mendes, o patrono do teatro. A ideia foi resgatar a memória dele não só como nome do local, mas também através de suas crônicas e de sua faceta como artista plástico. O termo “efeméride” – que significa um fato importante registrado em sua data específica – foi o ponto de partida para criar uma nova memória visual para o espaço.

A secretária de Cultura e Turismo presente no evento destacou que o mural dá uma nova visibilidade ao teatro, podendo ser avistado de longe, e integra as artes visuais a um local que já é palco de teatro, dança e música.

Um representante de um grupo de teatro que funciona no local celebrou a nova obra. Para ele, a arte tem o poder de reunir pessoas, e o mural é como se estivesse “abraçando a praça”, sendo contemplado pelo público que frequenta o teatro ao longo do ano.

A obra foi possível através do edital nº 002/2023 – Campinas Arte Urbana. De acordo com o artista, esse tipo de incentivo é fundamental para que os profissionais possam se planejar e executar trabalhos de grande porte, levando sua arte para a rua com mais liberdade e estrutura.

A ação transforma o visual do Teatro Castro Mendes e mostra como a parceria entre o poder público e artistas pode valorizar os espaços culturais da cidade, tornando o ambiente mais inspirador para a comunidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS