A época de safra do morango está oficialmente aberta e, com ela, a movimentação aumenta não só nas cozinhas, mas também na economia e no turismo rural de Jundiaí, interior de São Paulo. A fruta, queridinha em saladas, sucos, vitaminas e sobremesas, também é protagonista de experiências únicas no campo.
No Sítio Fragole, administrado pela tradicional família Michelin, referência na produção de morangos na região, a colheita não só está a todo vapor como também atrai cada vez mais turistas em busca de uma vivência diferente: colher os frutos direto do pé.
“Essa é a temporada do morango, o pico da safra. O inverno e a primavera são as estações que mais proporcionam morangos bonitos e saborosos“, explica Ricardo Michelin, produtor rural.
Com variedades que permitem o cultivo ao longo de todo o ano, o sítio tem capacidade para produzir até 40 toneladas da fruta anualmente. O sucesso na produção tem relação direta com a técnica escolhida: o cultivo suspenso.
“O morango é uma fruta muito delicada. A umidade pode favorecer o surgimento de fungos, então o cultivo suspenso faz toda a diferença. Com as plantas fora do solo, reduzimos drasticamente o uso de produtos químicos e garantimos um produto mais saudável”, completa o produtor.
Além do cultivo, o Sítio Fragole faz parte da rota turística da cultura italiana em Jundiaí, e oferece aos visitantes uma verdadeira imersão: desde o passeio pelas estufas até a possibilidade de colher os próprios morangos.
A temporada segue até o fim da primavera, com expectativa de grande movimento aos fins de semana. Mais informações sobre agendamento de visitas estão disponíveis nas redes sociais do sítio.






