Com a inauguração do Terminal BRT Ouro Verde nesta sexta-feira (25), Campinas atinge a marca de 100% de funcionamento do seu sistema de ônibus rápidos. A nova estrutura, localizada na Avenida Ruy Rodriguez, amplia a capacidade de atendimento aos usuários das linhas BRT10 e BRT11 e reforça a mobilidade urbana na região Sul da cidade.
O novo terminal ocupa uma área de 26 mil metros quadrados e se conecta ao antigo Terminal Ouro Verde e ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti Filho por meio de passarelas. Entre os diferenciais da estrutura estão escadas rolantes, elevadores e acessos exclusivos para quem utiliza Bilhete Único, QR Code impresso ou digital no celular.
A nova operação altera o trajeto de quem usa as linhas BRT10 e BRT11. Passageiros da BRT10 devem passar a utilizar o novo terminal como ponto de partida. Já a BRT11, que parte do Terminal Vida Nova, agora tem como destino também o Terminal Ouro Verde. Agentes de mobilidade e educadores da Emdec estarão no local para orientar os usuários e distribuir informativos.
Além de conforto e acessibilidade, o terminal também recebeu reforço na sinalização viária, com investimento de aproximadamente R$ 469 mil. A iniciativa inclui pintura de faixas para pedestres, instalação de placas e construção de sete rampas de acessibilidade. A Transurc está construindo sanitários voltados a motoristas e agentes de mobilidade urbana.
As obras do novo terminal fazem parte do Lote 4 / Trecho 3 do Corredor Ouro Verde, com 4,1 km de extensão. A construção foi executada pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções.
Horários das linhas no novo terminal:
- BRT10:
• Saídas do Terminal Ouro Verde: entre 4h35 e 0h17
• Saídas do Terminal Central: entre 5h10 e 0h47
• Intervalo de 11 minutos nos horários de pico - BRT11:
• Saídas do Terminal Vida Nova: entre 4h30 e 0h10
• Saídas do Terminal Central: entre 5h15 e 0h50
• Intervalo de 11 minutos pela manhã e 12 minutos à tarde
As demais linhas que atendem o antigo Terminal Ouro Verde seguem operando normalmente.
A ativação do novo terminal representa a etapa final da implantação do Corredor Ouro Verde, que agora soma quatro terminais e 15 estações em funcionamento. O sistema BRT da cidade começou a operar em 2022 e foi implantado gradualmente. Além do Ouro Verde, os corredores Campo Grande e Perimetral também já estão totalmente operacionais.
Outra melhoria foi a inclusão do Corredor Central (Rótula), não prevista no projeto original. Hoje, as linhas BRT10, BRT11, BRT12, BRT20 e BRT25 atendem essa área estratégica do Centro de Campinas. Desde agosto de 2024, cinco dessas linhas também passaram a parar na Avenida Dr. Moraes Salles, atendendo à demanda dos usuários.
Com o novo terminal, a cidade dá mais um passo importante na reestruturação do transporte coletivo, oferecendo mais agilidade, integração e conforto para milhares de passageiros diariamente.



