Moradores do Conjunto Residencial Mário Dedini, em Piracicaba, estão preocupados com o aparecimento de escorpiões nas residências.
Segundo eles, o que está gerando a infestação dos animais peçonhentos é um terreno abandonado no bairro. O lugar está com mato alto e lixo acumulado. A prefeitura já foi acionada para que o proprietário seja notificado e realize a limpeza mas até agora nada foi feito.
O maior medo da comunidade ocorre devido ao último caso de morte que chocou os moradores da cidade. No dia 12 de agosto, Jamilly Vitória Duarte de 5 anos morreu após ser picada por um escorpião no Bairro Santa Fé.
- THMais Campinas lança canal no WhatsApp; veja como acessar
- Flagrantes de furtos e roubos na região central de Jundiaí preocupam moradores e comerciantes
Relembre o caso da Jamilly
Jamilly Vitória Duarte, de cinco anos, foi picada no dia 12 de agosto, no quintal da casa dela. A menina chegou a ser socorrida e levada para uma unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu.
Segundo a família, a demora em receber o soro antiescorpiônico na rede pública de saúde foi o agravante que resultou em morte.
A família relatou que na UPA da Vila Cristina, onde a garota foi encaminhada, não havia soro antiescorpiônico e que a transferência da criança para a Santa Casa da cidade, onde o soro estava disponível, foi realizada horas depois. A mãe relatou à equipe da Thathi Record TV que a criança chegou ao hospital em estado grave e levada para a UTI.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o atendimento à menina registrado na UPA Vila Cristina, no dia 11 de agosto, teve início às 20h41, quando acompanhada da mãe a criança deu entrada no plantão médico. A mãe informou que a filha havia sofrido uma picada de escorpião no pé direito.
Conforme os relatórios emitidos, o atendimento iniciou-se às 20:47 pela triagem e às 21:03 iniciou o atendimento médico que, tendo em vista a gravidade do caso, encaminhou-a para sala vermelha com objetivo de estabilização do quadro clínico.
A nota ressalta que foram tomadas as medidas iniciais de suporte clínico para estabilização e solicitada imediatamente a vaga para uti pediátrica junto à Santa Casa de Misericórdia onde deu entrada às 22:45 diretamente na UTI levada pelo SAMU.
Orientação
Em caso de acidente por animais peçonhentos, como os escorpiões, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento o mais rápido possível.
Caso não seja a unidade referenciada, o hospital deve encaminhar o paciente, com maior possibilidade de agilidade, ao local apropriado.
A região de Campinas possui 14 pontos estratégicos, sendo que dois deles estão localizados na cidade de campinas: Hospital das Clínicas – Unicamp e complexo Hospitalar Professor Edvaldo Orsi.
Já Indaiatuba conta com um ponto estratégico: Hospital Augusto de Oliveira Camargo.
Em Sumaré também com um ponto – Hospital Estadual Dr. Leandro Franceschini.
Em Limeira com um ponto – Santa Casa de Misericórdia e toda a região de Piracicaba – 10 pontos estratégicos.
Alguns cuidados são divulgados e devem ser seguidos:
Vedar ralos de esgotos, optando pelos tipo abre e fecha ou colocando telas finas para evitar entrada dos escorpiões;
Colocar trilhos de borracha, silicone ou mesmo de espuma/tecidos nas portas;
Vedar interruptores por onde passa a fiação elétrica, mantendo os espelhos de luz bem ajustados e, se necessário, colados com silicone;
Vedar caixas de gordura;
Evitar acúmulo de materiais, como madeiras e recicláveis, nos ambientes, pois podem servir de abrigo aos escorpiões;
Sempre inspecionar toalhas de banho, sapatos e roupas antes de vestir;
Se possível, manter camas e colchões afastados das paredes e sempre observar as roupas de cama antes de deitar, pois escorpiões podem se alojar nestes locais;
Em caso de picadas/acidentes com escorpiões, a pessoa deve ser levada imediatamente ao serviço de saúde mais próximo.