‘Tia Odette’ morre aos 86 anos em Campinas

Gabriela Lamas (sob supervisão)
Gabriela Lamas (sob supervisão)
Estudante de jornalismo na Universidade PUC-Campinas.
Imagem: EsPECx

Odette Valentim Domingos de 86 anos, a ‘tia Odette’, morreu nesta seginda-feira, 27, em Campinas. A ex-atleta é a maior vencedora de medalhas no atletismo no município, com mais de três mil troféus e cinco títulos mundiais conquistados. Também foi professora da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a EsPCEx.

Tia Odette‘ estava internada no Hospital Madre Theodora. Ela deixou um legado no esporte da cidade. A perda mobilizou várias autoridades de Campinas.

Imagem: EsPECx

O Prefeito, Dário de Saadi, publicou nas redes sociais sobre a importância dela para a cidade: “Nossa cidade perde não apenas uma atleta extraordinária, mas uma inspiração para todos nós. Meus mais profundos pêsames aos familiares e amigos. Que sua memória e conquistas perdurem como um tributo eterno à grandeza que ela trouxe a Campinas”, afirmou.

Tocha Olímpica


Em 2016, Odette foi convidada a carregar a Tocha Olímpica. Ela foi convidada devido a participação nas modalidades de arremesso de disco e dardo em outras olimpíadas.

Imagem: EsPECx

Superação

Além de uma grande atleta, sempre foi muito dedicada para atigir suas conquistas. Uma trajetória com muitas dificuldades.

Odette nasceu na zona rural, com família humilde, mudou-se para a cidade de Campinas na busca de uma vida melhor, trabalhando como empregada doméstica. Foi merendeira de uma creche municipal.

Em suas primeiras competições, Odette não tinha roupas para participar e ficou a mercê da criatividade para fazer seus próprios trajes a partir de roupas velhas. Em outras ocasiões, a atleta também passou dificulades. Em uma copa latina, na qual disputava lançamento de disco, estava com as sapatilhas rasgadas. Sua alternativa então foi competir com remendos de esparadrapo e, para a surpresa geral, conquistou seu terceiro recorde Sul-Americano.

Imagem: EsPECx

Velório

O velório acontecerá nessa terça-feira, 27, no Cemitério da Saudade em Campinas.

*Supervisão Marcela Gomes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS