Tragédia no Rio Grande do Sul: veja como doar

Tragédia no Rio Grande do Sul veja como doar
Créditos: Foto: Ricardo Stuckert / PR / Agência Brasil

A Prefeitura de Campinas iniciou uma campanha para coletar alimentos e agasalhos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A mobilização utilizará a estrutura da Campanha do Agasalho para recolher as doações. Os pontos de coleta podem ser conferidos no site da Prefeitura, onde há a lista completa dos postos de arrecadação. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social está providenciando caixas para a coleta de alimentos.

As instituições interessadas em receber pontos de coleta devem telefonar para (19) 2116-0165 ou (19) 2116-0281. No dia 25 de maio, um sábado, será realizado o Dia D no Paço Municipal. No decorrer desse dia, equipes da Prefeitura e de grupos de apoio coletarão roupas, cobertores e agasalhos no esquema de drive-thru. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social alerta também para a importância de não se doar roupas em mau estado de conservação. A mobilização conta com o apoio do Grupo Thathi e outros veículos de comunicação.

As agências dos Correios nos estados de São Paulo e do Paraná, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, receberão, a partir desta segunda-feira, 6, doações para as vítimas das fortes chuvas que caem no estado gaúcho e provocaram mortes, deixaram pessoas desabrigadas, feridas e desaparecidas, além de diversos prejuízos e estragos nas infraestruturas locais. A estatal transportará gratuitamente os donativos, sem nenhum custo aos doadores.

Pix do SOS Rio Grande do Sul já arrecadou R$ 38,2 milhões

O Rio Grande do Sul publicou neste domingo, 5, o Decreto nº 57.601, que institui o comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul. O grupo, formado por entidades públicas e privadas, será responsável por definir ações, medidas e critérios de distribuição das doações destinadas às vítimas das enchentes e arrecadadas pela chave pix do canal.

De quinta-feira, 2, até as 18h36 deste domingo, 5, foram recebidos R$ 38.167.189,02 por meio de transferências realizadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Os recursos serão totalmente direcionados para o apoio humanitário às comunidades afetadas pelas cheias.

A conta, vinculada ao Banrisul, é a mesma utilizada no ano passado, quando as chuvas causaram estragos significativos no Estado durante o mês de setembro, em especial nas cidades do Vale do Taquari.

Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

Unicamp:

O Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) USP, Unicamp e Unesp — realiza uma campanha de arrecadação de água potável e material de limpeza para ajudar a população do Rio Grande do Sul.

As doações podem ser feitas via PIX ([email protected]) ou podem ser entregues na Incubadora USP/Ipen (Rua Professor Ernesto de Moraes Leme, 400, São Paulo-SP). Toda a arrecadação será entregue à Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Restaurante:

O Restaurante DiPaolo, que possui uma unidade no Shopping Galleria, em Campinas, também está recebendo doações para o Rio Grande do Sul. A unidade possui tradições gaúchas e está recebendo roupas, agasalhos, cobertores, água, itens de higiene e alimentos não perecíveis. As doações também podem ser feitas por pix

Azul:

A Azul montou uma operação especial em todo o Brasil para arrecadar donativos para moradores do Rio Grande do Sul impactados pelas chuvas.

O Terminal de Cargas do aeroporto de Viracopos, em Campinas, é o ponto focal dos insumos que chegam dos 263 postos de arrecadação, entre aeroportos operados pela companhia e lojas da Azul Viagens em todo o país.

Nesta terça-feira, dia 6, dois voos solidários devem partir de Viracopos com destino a Caxias do Sul e Passo Fundo, transportando alimentos não perecíveis, cestas básicas e itens de higiene pessoal. Até o momento mais de 25 toneladas foram arrecadadas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS