Uma morte por hora: Lei seca completa 15 anos no Brasil

Ingridy Porto (sob supervisão)
Ingridy Porto (sob supervisão)
Graduanda em Jornalismo pela PUC Campinas, atuo na área de produção do jornal Balanço Geral na Record Campinas e sou editora no site de notícias THMAIS Campinas. Nas horas vagas, qualquer lugar no meio da natureza é bem vindo.

A lei que determina como infração gravíssima dirigir sob efeito de álcool, completa 15 anos nesta quarta-feira (21/06) no Brasil.

O cenário com a Lei Seca ainda é preocupante, a mistura de álcool e direção já causou pelo menos uma morte por hora no país segundo o levantamento do Ministério da Saúde, em 2021.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, cerca de 76 mil hospitalizações e mais de 10 mil pessoas perderam a vida no mesmo perído por acidentes de trânsito causados pelo álcool.

Este número é ainda mais expressivo quando classificado por gênero já que 85% das internações e quase 90% das mortes, são de pessoas do sexo masculino. Em relação à faixa etária, a população entre 18 e 34 anos de idade é a mais afetada.

Dentre os dados apontados pelo Ministério, é importante analisar sobre a recusa de motoristas em realizar o teste do bafômetro. No ano de 2022 mais de 20 mil motoristas, apenas da região de Campinas (SP), não realizaram o teste do bafômetro, este número representa um aumento de 57% em relação ao mesmo período de 2021.

De acordo com o artigo 165 do código de trânsito brasileiro, dirigir sob efeito de álcool é crime no país, com penalidades de multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O condutor pode perder a carteira nacional de habilitação, dependendo do caso.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS