A Unicamp abriu nesta sexta-feira, 1º, as inscrições para o Vestibular 2026. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de setembro, exclusivamente pela internet, no site da Comvest. A taxa de inscrição é de R$ 221 e pode ser paga até 8 de setembro. O processo seletivo oferece 2.520 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação.
Entre as principais mudanças desta edição, estão a redução no número de questões da segunda fase e o fim da prova de habilidades específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo. A segunda fase terá duas questões a menos no segundo dia de provas, com o objetivo de tornar o exame menos cansativo para os candidatos.
A primeira fase do vestibular será aplicada no dia 26 de outubro de 2025, e a segunda fase ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, sempre no período da manhã, a partir das 9h. As provas de habilidades específicas continuam obrigatórias para cursos como Música (com envio de vídeos entre 15 e 30 de setembro), Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança (entre 3 e 5 de dezembro).
Outro destaque é a inscrição automática na modalidade Enem-Unicamp para estudantes de escolas públicas que se inscreverem no vestibular tradicional e optarem por ações afirmativas, como o PAAIS ou cotas étnico-raciais. Esses candidatos não precisarão fazer nova inscrição em novembro.
A modalidade “treineiros”, voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, também está mantida, com a exigência de escolher uma das três áreas disponíveis (Humanas/Artes, Exatas/Tecnológicas ou Biológicas/Saúde). Esses candidatos recebem certificado de participação, mas não concorrem a vagas nem fazem provas de habilidades específicas.
As provas do Vestibular Unicamp 2026 serão realizadas em 31 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais brasileiras, incluindo Campinas, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Curitiba. O edital completo e o Manual do Candidato estão disponíveis no site da Comvest.
Isenção – Mais de 9 mil candidatos foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição. Para garantir a participação sem custo, os beneficiados devem utilizar o código de isento no momento da inscrição.







