UPAs começam a receber novos equipamentos de raio-x a partir deste domingo

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.
Crédito: Carlos Bassan
Crédito: Carlos Bassan

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar iniciará a substituição dos atuais equipamentos de raio-x das unidades de pronto atendimento (UPAs), por novos aparelhos a partir desse domingo, dia 28 de julho. A previsão é que as substituições nas quatro UPAs sejam concluídas até o final de agosto. A troca ocorrerá em uma UPA por semana, período em que pacientes que necessitarem do exame serão direcionados para outras unidades.

Além dos equipamentos, haverá também a troca do sistema de processamento de imagens (Sistema PACS), uma ferramenta que viabiliza a comunicação e o arquivamento de imagens de maneira segura. Esse sistema vai permitir, por exemplo, que os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e as UPAs acessem raio-x que tenham sido realizados em qualquer unidade da Rede Mário Gatti.

A integração, entre outras vantagens, evita duplicidade de exames: um paciente que foi atendido, por exemplo, na UPA Campo Grande, fez raio-x e foi transferido para o Hospital Ouro Verde, não necessitará fazer outra radiografia no hospital, porque o médico terá acesso, pelo computador, ao exame realizado na unidade de pronto atendimento.

Troca

A primeira substituição do equipamento de raio-x ocorrerá na UPA Anchieta Metropolitana. A partir desse domingo, o exame deixará de ser feito na unidade pela necessidade de desmontagem do atual equipamento, adequações elétricas e montagem do novo raio-x. A retomada do atendimento será em 1º de agosto.

A próxima unidade será UPA Campo Grande, que interromperá o serviço no domingo, dia 4 de agosto, e retomará em dia 8, seguida da UPA Carlos Lourenço que interromperá a realização do exame dia 11 de agosto e retomará em 15 de agosto. Na UPA São José a suspensão será a partir do dia 18 e retomada dia 21.

Diferentemente da radiologia convencional, que obtém os registros a partir de um filme radiográfico, a versão digital utiliza sensores que enviam as imagens diretamente para o computador, onde são processados e direcionados para análise e interpretação do médico radiologista.

O raio x digital está implantado nas UPAs desde 2019. No início, as imagens ficavam no computador do radiologista. Para que o médico da unidade que requisitou o exame pudesse receber o resultado, era necessário imprimir o exame. Hoje, o sistema de raio-x digital está integrado com os computadores instalados nos consultórios médicos, nas salas de emergência e na observação das UPAs

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS