RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

UPAs descentralizam atendimento e reduzem concentração de pacientes no Hospital Municipal

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

Além da descentralização dos serviços de saúde envolvendo urgências e emergências, as duas Unidades de Pronto Atendimento de Americana – UPA São José e UPA Dona Rosa, inauguradas em 2023 e 2024, respectivamente – estão contribuindo para evitar a concentração de pacientes no Pronto-Socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A unidade registrou uma redução média de 11% no total de atendimentos de 2023 para 2024.

“Os nossos serviços de urgência e emergência estão contribuindo significativamente para o melhor dimensionamento da demanda no Pronto-Socorro do Hospital Municipal. Agora, uma quantidade maior de pessoas passou a ter bem perto de casa um serviço médico de portas abertas 24 horas. Isso é o resultado de uma política de saúde planejada, humanizada e resolutiva”, avalia o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A base de comparação é o período entre janeiro e outubro dos dois anos. Em 2023, o PS do HM (adulto e infantil) contabilizou um total de 137.717 atendimentos, enquanto neste ano foram 121.447 atendimentos.

A UPA São José, na região da Cidade Jardim, que foi inaugurada em 25 de março de 2023, realizou 61.545 atendimentos médicos (abertura de ficha e consulta) até o final do ano passado. Até novembro deste ano, a unidade fez 86.297 atendimentos, além de 28.923 exames laboratoriais, 15.725 exames de raio-X e 169.879 procedimentos de enfermagem.

Considerando o período entre abril e novembro, a UPA São José registrou um aumento de aproximadamente 17% no número de atendimentos médicos no comparativo entre 2023 e 2024.

Por sua vez, a UPA Dona Rosa, na região do Parque Gramado, que entrou em funcionamento no dia 3 de julho de 2024, ampliando a rede de urgência e emergência do município, já bateu a marca de mais de 28 mil atendimentos em seus primeiros cinco meses: 3.935 (julho), 5.510 (agosto), 6.490 (setembro), 6.228 (outubro) e 5.866 (novembro).

A unidade soma até novembro 71.680 procedimentos de enfermagem, 12.963 exames laboratoriais e 5.236 exames de raio-X. 

“Juntas, as três frentes de atendimento de urgências e emergência estão otimizando, descentralizando e tornando mais ágeis os atendimentos de urgência e emergência oferecidos à população de Americana”, afirma o diretor administrativo da organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), Klaus Fuchs.  

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a UPA São José e a UPA Dona Rosa são administrados pela SCMC, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTb 29.754)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS