Usina de açúcar é multada em R$ 18 milhões por causar a morte de mais de 235 mil peixes

A Usina São José S/A Açúcar e Álcool foi multada em R$ 18 milhões pelo derramamento de resíduos da cana-de-açúcar com alta carga orgânica no Ribeirão Tijuco Preto, em Piracicaba. De acordo com o laudo publicado nesta sexta-feira, 19, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o descarte irregular provocou a morte de mais de 235 mil peixes.

Em coletiva, Mayla Fukushima, diretora da Cetesb, afirmou que as análises feitas pela companhia identificaram a relação direta entre o extravasamento de mel de cana-de-açúcar e os dois episódios de mortandade de peixes que aconteceram na região nas últimas semanas.

O primeiro evento ocorreu no dia 7 deste mês, quando os resíduos provenientes da usina foram arrastados para o Ribeirão Tijuco Preto. O mel foi arrastado pelo curso do rio até a Área de Proteção Ambiental (APA) Tanquã, onde se acumulou e causou um novo evento de mortandade na última quarta-feira, 15. O mesmo resíduo foi encontrado cristalizado em uma das vistorias na Usina São José.

Ainda de acordo com a diretora da Cetesb, a companhia continuará monitorando o trecho e, agora, as ações estão concentradas na limpeza da região do Tanquã. A intenção com a varredura é começar a repovoação da área o mais rápido possível, trabalho que poderá levar de cinco a dez anos para ser concluído.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS