A Prefeitura Municipal de Valinhos instalou um comitê de crise para enfrentar as queimadas que acontecem desde o último sábado (31), na Serra dos Cocais. Nesta quarta-feira (4), foi realizada uma reunião com apresentação de propostas para determinar quais serão as estratégias de combate.
A reunião aconteceu na sede do Centro de Operações e Inteligência (COI). Estavam presentes representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Econômico, além do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
“Além de tudo que nós já estamos fazendo pra auxiliar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no combate a esse grande incêndio, nós estamos instaurando esse comitê pra que outras ações possam ser tomadas”, disse a prefeita Lucimara Godoy em entrevista.
A previsão é de que a cidade receba apoio de equipes do Exército no próximo sábado (7). Além disso, o Corpo de Bombeiros vai fazer um treinamento com voluntários que já possuem experiência.
Sem previsão de chuva, os riscos de queimadas devem aumentar nos próximos dias, e com o tempo seco, Valinhos já registrou um aumento de 10% nos casos de problemas respiratórios. Segundo o Corpo de Bombeiros, desde sábado já foram queimados 227 mil metros quadrados na Serra dos Cocais.
Por conta da topografia da cidade, repleta de altos e baixos, o acesso aos focos de incêndio é difícil. Sendo assim, a corporação está usando uma técnica chamada aceiro, que consiste em criar barreiras físicas, seja umedecendo o terreno ou retirando a vegetação, para tentar conter o fogo.
Um inquérito foi instaurado para apurar as causas dos incêndios na região e verificar a possibilidade de origem criminosa. Até o momento, não foi preciso evacuar as fazendas e propriedades privadas.
OUTROS CASOS DE INCÊNDIO
Outro caso de incêndio aconteceu nesta terça-feira (3). Uma área de vegetação do bairro Vila Faustina II foi atingida por um foco que, segundo testemunhas, começou devido à soltura de um balão em uma praça, que fica em frente ao terreno.
Câmeras de segurança registraram um grupo de pessoas acendendo o balão e, logo em seguida, deixando o local. Casas e empresas próximas por pouco não foram atingidas, mas ninguém se feriu.
Na segunda-feira (2), também em Valinhos, às margens da rodovia Dom Pedro, foi registrado um incêndio de grandes proporções que atingiu parte da vegetação de uma propriedade particular.
O proprietário demostrou preocupação com o aumento das chamas. Ele temia que a rede elétrica fosse afetada, e que o fogo atingisse cabeças de gado no terreno ao lado.
Supervisão: Estela Antunes