Vandalismo ameaça patrimônio histórico de Campinas

Isabela Reis (sob supervisão)
Isabela Reis (sob supervisão)
21 anos, estudante de Jornalismo na Puc Campinas

O busto de Franz Wilhelm Daffert, primeiro diretor-geral do Instituto Agronômico de Campinas, foi furtado. O crime ocorreu na noite desta terça-feira, 31, por volta das 23h. A imagem ficava no jardim do IAC.

O furto teria acontecido no intervalo da ronda dos vigias, na unidade que fica na Avenida Barão de Itapura. O Guarda responsável estava na região do prédio Dom Pedro e, ao retornar, viu a estrutura tombada e sem o busto.

O Guarda acionou o funcionário responsável pelo parque, que chamou a polícia. Um boletim de ocorrência foi registrado. Até o momento o monumento não foi recuperado.

Sobre o cientista:

Nascido na Áustria em 1863, Dafert se destacou pela objetividade e capacidade. Ele procurou orientar o IAC somente para pesquisa, pois algumas pessoas na época tinham expectativa que o instituto se tornasse um estabelecimento de ensino.

Não foi o primeiro furto:

No último dia 24, foram furtadas duas placas que ficam na mesma região do busto. A Guarda Municipal deteve um homem que estava em posse de uma placa da Força Expedicionária Brasileira (FEB)

O suspeito dormia ao lado dos objetos em uma calçada no cruzamento da Avenida Brasil com a Orozimbo Maia, quando foi abordado pela GM. Ele relatou aos agentes que encontrou o material na rua.

*Marcela Gomes

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS