De acordo com as projeções, a venda de peixes no período que compreende o fim do carnaval e a páscoa pode crescer até 30%. O costume de reduzir ou cortar o consumo de carne vermelha é comum entre vários brasileiros e os pescados são um grande substituto.
O reflexo desse aumento no consumo é uma alta na movimentação das peixarias. Em muitas delas está sendo necessário inclusive contratar novos funcionários para dar conta da demanda.
Na pescaria Combate, que fica no Mercado Municipal de Campinas, as vendas chegam a crescer 40%, sendo o melhor período do ano. Mas, junto ao crescimento do consumo vem o aumento nos preços. No salmão, por exemplo, a alta já é de 10%. Por isso, muitas pessoas acabam buscando outras alternativas, como a merluza.
Segundo os vendedores, o aumento nos preços também é repassado para os comércios e começa nos fornecedores. Mas, mesmo com as substituições, é difícil encontrar uma família que abra mão de um bom prato com peixe nessa época, principalmente no domingo de páscoa.