O vendaval que atingiu Jundiaí na tarde desta quinta-feira, 05, causou muitos estragos. De acordo com a Defesa Civil, houve o destelhamento de casas, quedas de árvores e até a parede de uma empresa desabou, dois galpões foram prejudicados. Os ventos se concentraram principalmente na região oeste da cidade.
A força-tarefa da prefeitura está nas ruas atendendo a população afetada. Até o momento foram registrados danos nos telhados de 18 residências do núcleo de submoradia do Novo Horizonte. Um casal de idosos teve que ser deslocado para a casa de familiares.
A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) permanece no local para o acolhimento das famílias. Eles também realizam o trabalho de caucular quantas telhas essas pessoas precisarão para consertar as casas.
Já no condomínio empresarial “Tera Park”, a empresa teve dois galpões danificados pelos ventos, eles estão parcialmente interditados pela Defesa Civil. Os responsáveis já estão cuidando do reparo, para que as atividades voltem à normalidade.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Temporal também atingiu Atibaia
O vendaval também causou a queda de árvores na região central de Atibaia. Alguns postes de energia elétrica foram afetados, o que causou problemas no fornecimento. Várias ruas da cidade foram interditadas pelas árvores tombadas.
A empresa Neo Elergia Elektro, que é a concessionária de energia informou que está trabalhando na retirada das árvores e no restabelecimento do fornecimento.
A Defesa Civil de Atibaia reforça que a população deve evitar a circulação pelos locais: Praça da Matriz, Rua José Alvim, Praça do Mercado Municipal, Santa Casa e Avenida Carvalho Pinto, próximo à rodoviária.Também é dito que deve-se transitar com cautela pelos bairros: Jardim do Trevo, Jardim Brasil, Jardim Tapajós (grande porte), Vila dos Netos, Parque dos Coqueiros, Vila Santista, bairro da Ponte, Ávila Gardênia, Vila Rica e Balneário.
A orientação principal é que a população não se aproxime de locais com queda de fiação e entre em contato com empresa de energia para informar sobre novas ocorrências.
Até o momento, ninguém se feriu.
*Supervisão de Marcela Gomes