A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta quarta-feira, 1º de outubro, a operação “Modo Selva” para desarticular uma organização criminosa que usava tecnologia de deepfake para aplicar golpes em larga escala em todo o Brasil. Foram cumpridos 26 mandados, sendo 7 prisões preventivas e 9 buscas, em estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. Na região, houve ações em Hortolândia e Piracicaba.
Leia também:
- Criminoso com extensa ficha criminal morre após troca de tiros com a Rota em Campinas
- Morador de rua é atropelado na Avenida John Boyd Dunlop
- VÍDEO: Dois homens furtam moto em 15 segundos em frente à casa da vítima na Vila Teixeira
O grupo criava vídeos falsos com a imagem e voz da modelo Gisele Bündchen e outras celebridades para promover produtos de beleza inexistentes. A investigação começou após uma vítima denunciar um golpe de um “kit antirrugas grátis”, onde pagou uma taxa de frete de R$ 44,57. A organização, no entanto, movimentou mais de R$ 20 milhões.
Os criminosos usavam empresas fantasmas, contas de idosos como “laranjas” e um sistema sofisticado para lavar o dinheiro. O líder do esquema chegou a criar uma “escola do crime” online, ensinando técnicas de golpes. A polícia alerta a população para desconfiar de promoções imperdíveis com celebridades na internet.







