RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

VÍDEO: Operação prende grupo que aplicava golpes com vídeos falsos de Gisele Bündchen

"Modo Selva" cumpriu mandados em cinco estados; criminosos usavam inteligência artificial para criar deepfakes e vender produtos que não existiam

Operação prende grupo que aplicava golpes com vídeos falsos de Gisele Bündchen

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta quarta-feira, 1º de outubro, a operação “Modo Selva” para desarticular uma organização criminosa que usava tecnologia de deepfake para aplicar golpes em larga escala em todo o Brasil. Foram cumpridos 26 mandados, sendo 7 prisões preventivas e 9 buscas, em estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. Na região, houve ações em Hortolândia e Piracicaba.

Leia também:

O grupo criava vídeos falsos com a imagem e voz da modelo Gisele Bündchen e outras celebridades para promover produtos de beleza inexistentes. A investigação começou após uma vítima denunciar um golpe de um “kit antirrugas grátis”, onde pagou uma taxa de frete de R$ 44,57. A organização, no entanto, movimentou mais de R$ 20 milhões.

Os criminosos usavam empresas fantasmas, contas de idosos como “laranjas” e um sistema sofisticado para lavar o dinheiro. O líder do esquema chegou a criar uma “escola do crime” online, ensinando técnicas de golpes. A polícia alerta a população para desconfiar de promoções imperdíveis com celebridades na internet.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS