O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, iniciou a implementação gradual de um sistema automatizado de embarque de passageiros com tecnologia 100% biométrica. Após um período de testes realizado em dezembro, a nova funcionalidade será introduzida ao longo deste semestre e promete tornar o processo de embarque mais ágil e seguro.
Ao todo, foram instalados 11 equipamentos automatizados, chamados e-Gates. Sete deles estão localizados nos acessos às áreas restritas, tanto nacional quanto internacional, enquanto os outros quatro foram posicionados nas salas de embarque dessas mesmas áreas.
Os passageiros terão a opção de utilizar o fluxo tradicional, escaneando o código de barras do cartão de embarque (em papel ou eletrônico), ou optar pela biometria facial, que será implementada de maneira gradual. Segundo a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o novo sistema funciona em parceria com as companhias aéreas e exige que o passageiro realize o registro biométrico durante o check-in pelo aplicativo da companhia escolhida.
O registro facial terá validade de até cinco anos, permitindo que os passageiros utilizem a biometria em embarques futuros sem a necessidade de repetição do processo. No entanto, a aplicação da biometria para o embarque direto na aeronave ainda será ajustada gradativamente pelas companhias aéreas, que necessitam de um período maior para adaptar tanto os procedimentos operacionais quanto a experiência de tripulantes e passageiros.
A Gol será a primeira companhia a adotar o novo sistema em Viracopos. Já a Azul, que lidera em número de voos e destinos a partir do aeroporto, estuda a implementação da tecnologia e pode começar a utilizá-la ainda neste ano.



