Onça-parda é flagrada caminhando pelas ruas do bairro Gramado, em Campinas. Uma câmera instalada na rua Eliseu Teixeira de Camargo registrou imagens do animal. Em uma outra imagem, a onça pula o portão e invade um condomínio.
Segundo o veterinário Breno Jancowski, especialista em animais selvagens, a onça não aparenta estar machucada. Pelas imagens divulgadas, ele acredita que seja um macho, por conta do tamanho.
Essa região fica bem próximo a área rural de Campinas. Uma das hipóteses levantadas pelo especialista é que a onça tenha saído de uma área de mata em busca de um novo território, durante o processo conhecido como “disperção”, que é quando a onça sai da área habitada pela mãe para encontrar a própria.
Outra possibilidade é que o animal esteja fugindo de focos de incêndio nas matas entre Valinhos e Souzas.
A orientação da Polícia Ambiental é que a população não se aproxime do animal e entre em contato caso seja visto novamente. Eles destacam que a onça não ataca seres humanos, a menos que ele esteja acoada ou que se sinta em perigo. O órgão está monitorando a área para tentar localizar a onça.
O Departamento de Fauna do Estado de São Paulo (DEFAU), também foi informado da presença deste animal na região.