O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas está com inscrições abertas para as oficinas do segundo semestre de 2024. São 100 novas vagas para atividades voltadas para o público 60+, nos Campi I e II, que compreendem vários ramos de ação, promovendo a integração dos idosos e voluntários estudantes da Universidade.
Entre as opções estão as oficinas: Empreendedorismo 60+, Envelhe(SER) Saudável, Canto e Encanto, Práticas Corporais, EncontrArte, Longevidade Digital, Longevidade no Smartphone: Redes Sociais e WhatsApp, Clube da Leitura, Estimulação Cognitiva, Hortas e Jardins, entre outras. Elas acontecem em dias diversos da semana e em horários distintos, o que possibilita que o participante esteja presente em muitas atividades.
Os destaques ficam por conta das novas opções: EncontrArte – que explora a arteterapia; Emoções em foco – que trata de desenvolver competências emocionais na velhice; Movimente-se – com exercícios físicos; e Grupo de caminhada 60+ – que se dará em um percurso dentro do Campus I. As novidades também atendem a pedidos de participantes do Centro.
Os trabalhos do segundo semestre terão início no dia 13 de agosto, com uma palestra sobre “Como melhorar a memória? Práticas diárias para uma boa cognição”, com a neuropsicóloga Denise Stort, que acontece na sede do Vitalità, no Campus I, às 14h. No dia 19 de agosto, a programação de oficinas tem início. Na mesma data, às 14h, no Campus II, acontece a roda de conversa com o tema “A importância das relações e atividades sociais na velhice”.
“A participação em atividades sociais de característica intergeracional favorece vínculos positivos, a saúde e o bem-estar na velhice. Cada oficina trabalha capacidades específicas com o objetivo de promover o envelhecimento com mais qualidade”, afirma a Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, responsável pelo Vitalità.
Para se cadastrar nas oficinas, basta manifestar o interesse por WhatsApp: (19) 99840-0455 ou acessar o link abaixo:
Bolsa Estímulo
O Vitalità oferece bolsa estímulo para estudantes da PUC-Campinas que realizam atividade voluntária nas oficinas. Os encontros são mediados pelos profissionais do Centro e abordam temas como: transição demográfica, aspectos do processo de envelhecimento, relações intergeracionais, década do envelhecimento saudável (2021-2030), idadismo e assuntos relevantes para o desenvolvimento das atividades oferecidas às pessoas idosas participantes do projeto.
Desde 2020, quando o Vitalità foi lançado, mais de 300 estudantes já participaram como bolsistas e/ou voluntários.