Voos são desviados para Viracopos após drones em Guarulhos

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".
Voos são desviados para Viracopos após drones em Guarulhos
Foto: Divulgação/Aviação Guarulhos JPD

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebeu na noite desta quarta-feira, 11, sete voos que foram desviados do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), na Grande São Paulo. O motivo foi a presença de drones na área de aproximação do maior terminal aéreo do país, que precisou suspender temporariamente as operações por questões de segurança.

Apesar do impacto em Guarulhos, as operações em Viracopos seguiram normalmente durante todo o período. A GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto de São Paulo, confirmou o fechamento por cerca de duas horas, das 21h30 às 23h30.

A Polícia Militar informou que, no mesmo momento da aparição dos drones, três criminosos invadiram a área restrita do aeroporto com cerca de 150 kg de pasta base de cocaína, distribuídos em três pacotes. Eles foram flagrados pela segurança, mas conseguiram fugir por uma área de mata.

A suspeita é que a interferência dos drones tenha sido usada como distração para facilitar a entrada dos traficantes, que pretendiam embarcar a droga em um voo com destino a Johanesburgo, na África do Sul. A Polícia Federal investiga o caso, mas ainda não confirmou oficialmente a relação entre os fatos.

O helicóptero Águia 12, da PM, chegou a ser acionado para buscas com uso de imagens térmicas, mas nenhum drone foi localizado. A Força Aérea Brasileira também foi chamada para apoiar a ocorrência.

A ação provocou um verdadeiro caos no aeroporto de Guarulhos, com pousos e decolagens cancelados ou desviados para outros terminais do interior paulista e até de outros estados. Passageiros enfrentaram atrasos e cancelamentos. Na manhã desta quinta-feira (12), o site do aeroporto ainda indicava ao menos dez voos cancelados e outros dois atrasados.

A GRU Airport reforçou que o uso de drones nas imediações do aeroporto representa sério risco à aviação civil e à segurança das pessoas, além de ser considerado crime. A concessionária não divulgou o número total de voos afetados.

As investigações seguem em andamento.

*Com informações da Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS