RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

WhatsApp da Emdec assume posto de ferramenta “queridinha” da população

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

Lançado no dia 4 de julho de 2023, o WhatsApp da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) completou um ano assumindo o posto de ferramenta preferida da população para sanar dúvidas e acessar serviços. Os atendimentos realizados pelo aplicativo durante o período ultrapassaram, por exemplo, os registrados pelo telefone 118, número tradicional da empresa e já conhecido pelo público. O WhatApp da Emdec atende pelo número (19) 3731-2910.


Entre 4 de julho de 2023 e 4 de julho de 2024, o 118 contabilizou 28.595 atendimentos. Já o WhatsApp, apenas no atendimento para dúvidas gerais, opção na qual o usuário conversa com um atendente, teve 66.052 registros.


Além do esclarecimento de dúvidas, outros usos da ferramenta se destacam entre os serviços buscados. Foram 14.019 atendimentos relacionados ao PAI-Serviço, que oferece transporte porta a porta a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Ou seja, uma média de mais de 1 mil atendimentos por mês. Pelo WhatsApp, os usuários cadastrados no PAI-Serviço conseguem solicitar e confirmar agendamentos de viagens.

Logo após o PAI-Serviço, vem a consulta de linhas do transporte público, com 9.544 atendimentos. No WhatsApp, ao digitar o número ou nome da linha sobre a qual deseja informações, o usuário pode consultar horários e itinerários de forma automatizada.

Os serviços de multas contabilizaram 8.743 registros. Pela ferramenta digital, é possível consultar notificações de autuação e de penalidade, infrações pagas ou em aberto, e a existência de defesa ou recurso; além de emitir guia de pagamento, e solicitar segunda via de auto de infração.

E o Pátio Municipal foi o assunto buscado em 8.553 atendimentos. O uso do WhatsApp por quem precisa retirar um veículo apreendido agiliza todo o processo de liberação, já que o atendimento on-line substitui o presencial. Neste caso, é possível tramitar toda a documentação necessária à liberação pela ferramenta, em atendimento feito por colaborador especializado da Emdec, no período das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Realizando este processo pela ferramenta digital, o proprietário pode comparecer ao Pátio apenas para a retirada do veículo. O Pátio Municipal fica na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São José. Caso o proprietário opte pelo atendimento presencial, em vez do digital, ele deve comparecer à Rua Antônio Manoel, 50, Vila Industrial, para tramitar a documentação necessária, antes de comparecer ao Pátio. Sendo assim, o uso do WhatsApp poupa uma visita presencial.

Digitalização permitiu agendamento para atendimento presencial

Desde o dia 1º de abril, a Emdec passou a adotar o agendamento prévio para atendimentos realizados presencialmente em sua sede, na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial. A mudança foi possível devido ao crescimento dos canais digitais da empresa, já que diversos serviços podem ser solucionados pelas ferramentas, sem necessidade de atendimento presencial. O agendamento permitiu, também a oferta de um fluxo de atendimento presencial mais organizado à população.


Os mesmos serviços oferecidos pelo WhatsApp (19 3731-2910) podem ser acessados pelo Chatbot da Emdec, disponível no site www.emdec.com.br (em ícone com ilustração de um agente da mobilidade urbana).

Já o usuário que deseja ser atendido presencialmente deve reservar um horário pelo aplicativo da Emdec ou site, no botão “Agendar atendimento”. É preciso selecionar o serviço correto para o qual deseja atendimento, já que apenas alguns são realizados presencialmente, e, no calendário, a data e o horário escolhido, além de incluir dados como nome, sobrenome e e-mail, e finalizar a solicitação. É importante ficar atento à caixa de e-mail, pois uma confirmação do agendamento será enviada ao solicitante. Caso seja preciso alterar ou cancelar o agendamento, a informação também será compartilhada pelo endereço eletrônico, com a devida justificativa.


Em relação aos demais canais de atendimento, a Emdec também mantém o Fale Conosco Emdec Web (portal.emdec.com.br/faleconosco) e o telefone 118. E quem prefere obter orientações pessoalmente, sem agendamento, pode tirar dúvidas nos balcões no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nos Agiliza Campinas Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS