RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Defesa Civil alerta para chuva forte nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e Rio Preto

Alerta vale para o fim de semana e início da próxima semana; Governo de SP instala Gabinete de Crise a partir de domingo

Divulgação/Governo de São Paulo
Divulgação/Governo de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta meteorológico para as regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, que estão entre as áreas com alto risco para chuvas intensas nos próximos dias. Diante do cenário, o Governo de São Paulo anunciou a instalação de um Gabinete de Crise a partir de domingo (18).

No sábado (17), o tempo ainda deve ter sol entre nuvens, com elevação das temperaturas e sensação de calor e abafamento nessas regiões. A partir da tarde, o aquecimento combinado com a umidade vinda do oceano e da Amazônia pode provocar pancadas de chuva isoladas, com raios, rajadas de vento e queda pontual de granizo — situação típica do verão, com possibilidade de transtornos localizados.

A partir de domingo (18), com previsão de seguir pelo menos até segunda-feira (19), o cenário muda. A atuação conjunta de uma frente fria, uma área de baixa pressão e o fortalecimento do canal de umidade da Amazônia deve favorecer chuvas mais generalizadas em todo o estado, incluindo o Oeste e o Noroeste paulista.

As chuvas podem ocorrer com moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios, ventos fortes e granizo isolado. Os modelos meteorológicos indicam acumulados elevados, principalmente entre domingo e segunda-feira, aumentando o risco de transtornos.

Gabinete de Crise

Diante da previsão, o Gabinete de Crise será acionado no domingo (18) e na segunda-feira (19) para reforçar o monitoramento e a resposta rápida a ocorrências.

Segundo os modelos atuais, os acumulados previstos são:

  • Muito alto: Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Itapeva, além das regiões de Campinas e Sorocaba
  • Alto: Regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Marília, Barretos, Ribeirão Preto e Franca

A Defesa Civil segue em monitoramento contínuo e orienta a população a acompanhar os alertas oficiais, evitar áreas alagadas e encostas, ficar atenta a quedas de árvores e adotar medidas preventivas para reduzir riscos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS