A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para a passagem de uma frente fria que deve provocar condições de tempo severo entre domingo (16) e terça-feira (18). A previsão indica possibilidade de chuva intensa acompanhada de raios, rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h e queda isolada de granizo em diversas regiões do Estado.
No domingo (16), os primeiros efeitos do sistema já serão sentidos no Sudeste, com pancadas de chuva ocasionais. O cenário se intensifica na segunda-feira (17), quando todas as regiões paulistas podem registrar chuva forte. Na terça-feira (18), o Estado segue em atenção, com variação de nuvens e novas áreas de instabilidade.
Entre as regiões com maior potencial de acumulados de chuva e risco de tempestades severas, estão São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente, além de Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, Marília e a Região Metropolitana da Capital. Outras áreas como Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas e Baixada Santista também devem sentir os efeitos mais intensos do sistema.
De acordo com a Defesa Civil, embora os modelos meteorológicos não indiquem volumes extremos na maior parte do Estado, o risco de alagamentos, deslizamentos, destelhamentos e queda de árvores é significativo. No litoral, pode haver ainda ressaca e agitação marítima.
A partir de quarta-feira (19), a frente fria se afasta e o tempo começa a estabilizar gradualmente.
A Defesa Civil recomenda atenção às orientações oficiais e adoção de medidas preventivas para minimizar danos em áreas vulneráveis.



