Funcionários da unidade da Gerdau em Pindamonhangaba realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (2). A manifestação provocou um atraso de duas horas no início do expediente, com os trabalhadores entrando na fábrica às 9h, em vez das 7h.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, o protesto foi motivado pela preocupação dos empregados com a possibilidade de demissões, diante da queda na produtividade da unidade. A fábrica atua no setor de produção de aço, com foco principalmente no mercado automotivo.
A entidade sindical informou que a direção da empresa não anunciou formalmente cortes de pessoal, mas a categoria está apreensiva diante do cenário de instabilidade global no setor.
Ainda segundo o sindicato, a tarifa de 50% sobre a importação de aço imposta pelos Estados Unidos não atinge diretamente a planta de Pindamonhangaba, já que apenas 4% da produção local é exportada para o mercado norte-americano. No entanto, a medida pode favorecer a entrada de aço chinês no Brasil, o que, segundo a entidade, pode afetar a competitividade da Gerdau.
A unidade da Gerdau em Pindamonhangaba emprega cerca de 2,5 mil pessoas.