Nesta terça-feira (29), o primeiro encontro do Diálogos do Centro, realizado na Biblioteca Mario de Andrade, no Centro Histórico de São Paulo, foi marcado por uma novidade para a cidade.
Logo na abertura do evento, o diretor-executivo da Novabrasil, Danilo Fuin, fez o anúncio da Calçada da Música na presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito da capital, Ricardo Nunes. “Quando pensamos no Diálogos, pensamos também que deveríamos ter algumas intervenções práticas que valorizassem nosso querido centro da cidade e com isso surgiu a ideia da criação da Calçada da Música”, ressaltou Danilo.
A calçada da fama da MPB vai ficar na região do Largo do Paissandu, numa área já ligada à cultura, próxima à galeria do rock. A ideia é que, em breve, a região se fortaleça como um novo pólo cultural.
A Novabrasil quer dar origem a um ambiente que incentive a lembrança e a visitação, celebrando o legado dos grandes nomes da música brasileira. Um espaço que vai atrair visitantes, fãs, aproximar as pessoas e dar espaço a celebrações e, porque não, muitas “selfies”.
Serão 20 mosaicos que vão registrar os nomes de grandes artistas na calçada da cidade, com o formato de discos de vinil.
Os nomes serão escolhidos em votação por um painel de críticos, com a curadoria da Novabrasil. E o lançamento será feito em uma cerimônia pública, em uma data a ser anunciada em breve. “É uma iniciativa maravilhosa poder valorizar a música popular brasileira. Teremos críticos participando da escolha desses nomes, vai ser mais um ponto de visitação no centro”, afirmou o governador Tarcísio de Treitas em entrevista coletiva realizada no saguão principal da biblioteca.
O prefeito Ricardo Nunes também celebrou a iniciativa e acrescentou: “O desafio da revitalização do centro é de todos. Só teremos mais sucesso quando tivermos mais gente engajada”. Tanto o prefeito quanto o governador fizeram questão de destacar a sinergia e empenho dos governos municipal e estadual no propósito de recuperar a região central de São Paulo.
O primeiro encontro do Diálogos no Centro discutiu a revitalização imobiliária e os incentivos para a restauração e a reforma de edifícios na região central da capital paulista e foi mediado pelo jornalista da Novabrasil, Heródoto barbeiro. Na terça-feira que vem (05/09), o tema será o potencial da cultura, turismo e gastronomia para a economia do centro de São Paulo.