O vendaval desta quinta-feira (13) provocou a morte de três pessoas no Estado de São Paulo. Em Itanhaém uma idosa de 80 anos sofreu uma descarga elétrica, enquanto a ventania ocorria. Segundo a Polícia Militar, a vítima tocou em um cabo de média tensão, que se rompeu após ser atingido por galhos de uma árvore.
A mulher é Iracy Alves de Oliveira e Silva, foi encontrada na calçada da Rua Bartira, no bairro Iemanjá, sobre um dos fios. Ela havia saído de casa para ver o que causou a queda de energia no imóvel onde ela vivia e acabou encostando no fio.
A Prefeitura de Itanhaém informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, por volta das 6h, para uma ocorrência de parada cardiorrespiratória causada por choque elétrico de alta tensão.
Ao chegar no local, a equipe verificou que a vítima ainda estava com fio energizado sobre o corpo. Por isso, foi necessário o desligamento da energia pela empresa concessionária Elektro. Em seguida, a PM preservou o local para realização de perícia.
A Neoenergia Elektro lamentou o ocorrido. “A empresa esclarece que a queda de um galho de árvore, após rajadas de vento de maior intensidade, provocou o rompimento de um cabo de média tensão e, consequentemente, o contato acidental”, disse, em nota.
Outra vítima dos ventos é uma mulher de 24 anos que estava dentro de um carro de autoescola atingido pela queda de uma árvore em São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
A mulher foi reanimada, socorrida pelo Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) e levada para o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence. Seu estado não foi informado.
Até as 16h desta quinta, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil registraram 31 quedas de árvores na capital, 38 no litoral sul, dez no litoral norte e cinco em São José dos Campos.
As maiores rajadas de vento foram registradas em São Miguel Arcanjo (81 km/h), Barueri (74 Km/h) e Cachoeira Paulista (72 km/h).