RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Contas de luz continuam com bandeira tarifária vermelha em julho

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica

Contas de luz | Marcelo Camargo / Agência Brasil
Contas de luz | Marcelo Camargo / Agência Brasil

Assim como ocorreu em junho, continua vermelha a bandeira tarifária para o mês de julho. Isso significa que as contas de energia elétrica continuarão mais altas, ou seja, recebendo adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A informação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por causa da continuidade do cenário de chuvas abaixo da média em todo o país.

Esse cenário de chuvas abaixo da média reduz a geração de energia por hidrelétricas. Segundo a Aneel, esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para a geração, como as usinas termelétricas

Bandeiras Tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. 

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, diz a Aneel. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS