RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lula convoca ministros para discutir reação ao tarifaço de Trump

O governo do Brasil também decidiu criar, segundo a Casa Civil, um grupo de estudos para definir qual será a reação a ser adotada

Lula na Cúpula do Brics Rio 2025 no Rio de Janeiro | Renan Areias/Agência Enquadrar/Folhapress
Lula na Cúpula do Brics Rio 2025 no rio de Janeiro | Renan Areias/Agência Enquadrar/Folhapress

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou para a manhã desta quinta-feira (10) uma reunião no Palácio da Alvorada para discutir a resposta do Brasil ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sobretaxar as importações brasileiras em 50%, alegando medidas judiciais que ele considera injustas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e big techs.

O governo do Brasil também decidiu criar, segundo a Casa Civil, um grupo de estudos para definir qual será a reação a ser adotada ante a imposição das tarifas, que devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto.

Na quarta, em nota oficial após o anúncio de Trump, Lula disse que o Brasil responderia à imposição de tarifas comerciais usando a Lei de Reciprocidade, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente.

Na hipótese de uma reação aos Estados Unidos, a reportagem da Folha apurou que técnicos no governo Lula consideram que uma elevação de impostos sobre produtos americanos não é o caminho mais eficiente.

Os principais produtos importados pelo Brasil dos EUA são motores e máquinas, óleo combustível, aeronaves e gás natural, além de medicamentos. Aplicar uma sobretaxa sobre essa pauta traria consequências econômicas indesejadas, com risco de contratar inflação, ainda de acordo com esse auxiliares.

Uma opção seria a chamada retaliação cruzada sobre serviços e propriedade intelectual, resposta que foi eficaz no passado numa disputa que Brasil e EUA travaram sobre subsídios que os americanos davam ao algodão.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS